Pular para o conteúdo principal

ser parcimonioso


Sofremos todos os dias com a pressão! A pressão da responsabilidade, a pressão de fazer sempre tudo correto, a pressão de sermos perfeitos em nossas atitudes, em nossas falas; sofremos a pressão para sermos um bom profissional, para passarmos em uma boa faculdade ou universidade; para sermos um dos melhores alunos, quiçá, o melhor (sempre!); sofremos pressões para escolhermos coisas, rotas, metas, destinos; somos obrigados a pensar que tudo é complicado; sofremos pela pressão da ansiedade.

Sofremos porque nos permitimos sofrer. Sofremos com a pressão porque nós mesmos nos colocamos como algozes de nossas próprias vidas. Fortalecemos o poder que a sociedade cria em nossas  cabeças. Tudo está aqui (em nossas mentes). O mundo real está pronto! Por que criamos situações que não existem?! Há pressões que não existem... Há histórias que não são reais... Por que complicamos tudo?!

Saber olhar o mundo de maneira parcimoniosa é um desafio. Descomplicar o que parece impossível é quase impossível... Mentira!!! O sistema quer que sejamos complexos, doentes, que tenhamos várias das doenças psicossomáticas; o regime que rege as nossas vidas é quem nos dita! Não vemos, mas temos dentro de nós um comandante - o nosso próprio subconsciente! - O qual está contaminado pelas exterioridades (cuidado!).

Olham por nós. As florestas, os animais, as relações humanas, os trabalhos, as energias, a atmosfera... Tudo é visto por nós; alienamo-nos. Deixamo-nos ser alienados. Por isso vemos tudo de maneira acelerada, tudo precisa ser feito em menor tempo, a competição nos molda, as riquezas materiais e humanas nos circundam; deixamos de lado a visão periférica, deixamos de lado a nossa imensa capacidade de pensar, refletir (poxa, cara, somos animais extremamente inteligentes, temos o sarcasmo como característica singular em nossos genes. Cadê a nossa capacidade de dizer "NÃO" ao sistema e descomplicar as coisas que nos foram feitas, que foram pensadas para nós?! Cadê?!...).

Muito complicado tirar o vício do conforto; o vício do ego; o vício do próprio vício... Muito triste termos em mãos a resposta para sairmos de um dos mais céleres poços: a alienação, e não termos pra onde ir, pra onde olhar; ou não termos forças para enfrentá-las. Mentira!!! Temos sim forças e caminhos para tudo isso... Internalize a sua liberdade; inspire o ar puro de verdade; cuspa no chão esse gosto amargo do sistema; ouça esse Reggae; livre-se do estresse - cara, esse é o sistema! Seja diferente. Olhe a sua essência dentro do que tange a sua autenticidade e refute a clemência do usual - o usual é o sistema. Saia dele!

O mundo irreal somos nós quem criamos; as pressões, os subterfúgios,  somos nós quem inventamos... Aliás, somos ótimos em construir, já parou para pensar?!... Construímos histórias ao passo que destruímos outras, nada mais é perene; nada mais dura... Nada mais existe com estancas fortes suficientes para se perpetuar... Nossas relações são líquidas, nossos gostos são líquidos; nossas vidas, simplesmente, derretem em nossas mãos, e tudo por conta da pressão que deixamos nos atacar; que nos deixamos contaminar (nosso subconsciente capta toda e qualquer informação externa - acredite!), e depois temos eternos pesadelos, vários, e sem nenhuma desculpa plausível para vencê-los. Não há motivo para sofrermos tanto, a vida é só esta (uma apenas), o seu destino é só este; o cume da sua vida é este que você cria; as historietas são fadadas do que nós mesmos moldamos, então... ouça-se mais, reflita mais; a parcimônia pode ser uma saída interessante.

E aí, você também sente essa pressão cotidiana? Reflita e diga aqui nos comentários o que achou desse texto e da sua proposta. 

Obrigado por ler até aqui! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.